Quando eu estive em Orlando (EUA), observei que várias avenidas, em seu lado direito ou até mesmo no seu lado esquerdo extremo tinham, no chão, escrita a palavra “only” acompanhado de uma sinalização que apontava a direção a seguir.
Isso é muito importante porque reserva essa via somente para conversão para o lado indicado. Com isso os veículos que iam em frente utilizavam outras faixas. Assim quando o semáforo fechava, os veículos que seguiam retos não atrapalhavam a conversão dos outros veículos, uma vez que lá pode-se virar a direita mesmo com o semáforo fechado.
Duas práticas muito interessantes. Tenho insistido junto a CET no sentido de tornar ...conversões à direita livre, em muitos cruzamentos. Isto porque a conversão não atrapalha os demais veículos que tiveram para si, o semáforo aberto, desde que haja espaço para isso. Em alguns casos poderia inclusive existir um bloqueio, através de “tartarugas”, reservando essa pista para essa conversão.
Fiquei muito contente porque já observei que algumas poucas vias já possuem esse recurso, e no chão, contém a palavra “só” e a indicação do sentido. Com isso pelo menos parte do tráfego não para, contribuindo para redução da queima de combustível e consequentemente, da poluição.
Outro aspecto importante é também você não ter que parar, correndo menos risco de ser assaltado.
Nas vias onde não há nenhuma espécie de bloqueio, o que se observa é que, alguns veículos que desejam seguir reto ficam em faixas da direita enquanto que veículos que desejam virar para a direita ficam em faixas mais a esquerda. Isso pode provocar acidentes ou no mínimo grandes confusões. Já com o uso de faixas definidas o trânsito ocorre com mais facilidade e com menos riscos.
Leia no oSabeTudo.com: Para Melhoria do Trânsito | oSabeTudo.com
Comentários
Postar um comentário