Você já calculou o estrago que faz uma arma de fogo? E você já comparou com o estrago que faz um automóvel? Recentemente tivemos dois casos de veículos que avançaram sobre a calçada onde havia um ponto de ônibus. Dezenas de pessoas foram atingidas e algumas mortas. E a gente não fica sabendo o que realmente aconteceu com as pessoas hospitalizadas. Muitas ficarão inutilizadas para o resto da vida.
Se o veículo é assim, uma arma tão perigosa porque não ser bem rigoroso com quem dirige esse bólido. A fiscalização e as punições de quem dirige embriagado ou drogado tem que ser mais rigorosa e mais eficiente. As “auto-escola” tem que ser mais exigidas. Pouco se ensina sobre como dirigir no trânsito e nas estradas. Pouco se fala da “ultrapassagem” que é uma das coisas mais perigosas.
Também da forma de se dirigir em curvas sem visibilidade. Ninguém pode imaginar o que vai encontrar nessa curva: um animal na pista, um veículo quebrado, um galho caído. E quanto a MANTENHA-SE A DISTÂNCIA. Aí está a coisa mais importante no trânsito. Muitos pensam que a distância é estarem “dois” metros do outro quando deveriam estar a 20 ou 30 metros ou mais. Os veículos precisam de grande distância para frear quando tudo pára de repente na sua frente. Ou você para ou desvia. Muitos caminhões têm tentado desviar e logicamente capotam.
As estatísticas mostram isso. Outros capotam por não saberem a que velocidade podem fazer uma curva com a carga que carregam. Outra coisa importante é você procurar manter a mesma velocidade do fluxo. Dois veículos que andam na mesma velocidade mantendo distância um do outro jamais se chocarão. O que faz provocar acidentes são as diferenças de velocidades e as surpresas. Comunique-se sempre através do pisca-pisca, dos faróis ou até mesmo dos braços. O importante é cada um saber o que o outro vai fazer e permitir que ele faça. Colabore sempre. Trânsito é cooperação e coordenação. Nunca disputa. Quando todos se ajudam o tráfego anda mais depressa. Quando disputam ele “trava”.
Leia no oSabeTudo.com: Veículo – Arma Mortal | oSabeTudo.com
Comentários
Postar um comentário